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29/10/2019 - Recrutadores

5 erros de recrutadores durante o processo seletivo

Listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação, para evitar desgastes a ambos os lados.

A realização de um processo seletivo pode parecer tarefa fácil para algumas pessoas, mas a verdade é que ela requer cuidado e experiência por parte dos recrutadores.

Revisitar e atualizar métodos é fundamental para que o processo seletivo da sua empresa esteja de acordo com o cenário do mercado de trabalho, além de ajudar a manter a reputação da corporação diante dos talentos disponíveis no mercado.

Um processo seletivo realizado de forma equivocada gera desgastes para ambos os lados (contratante e candidato) e ainda pode ocasionar prejuízos financeiros para a empresa, com contratações pouco ou nada assertivas.

Nós já falamos por aqui sobre algumas dicas para melhorar seu processo de recrutamento e seleção e até mesmo sobre características pessoais de um bom recrutador e, abaixo, listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação.

 

– Falta de conhecimento sobre as necessidades da empresa

Informações sobre a cultura organizacional da empresa e sobre os requisitos da vaga são fundamentais para garantir um processo seletivo assertivo. Afinal, fica impossível contratar o candidato certo, se o recrutador não souber quais atividades deverão ser executadas, bem como, qual perfil comportamental mais adequado para atuar na corporação.

As perspectivas da empresa precisam estar alinhadas às expectativas do profissional que está pleiteando a vaga, do contrário, a probabilidade de um dos lados sair frustrado após a contratação é alta.

– Falta de preparo para a entrevista

Nessa situação, além de não conhecer as necessidades da empresa, o recrutador também não se aprofunda nos currículos selecionados, deixando de elaborar uma lista prévia de perguntas e de informações a serem passadas aos candidatos.

Não é necessário ser especialista na área da vaga ou ter conhecimentos profundos, mas com certeza estudar um pouco do segmento/mercado da vaga ajudará a estar melhor preparado.

Por mais que o profissional de RH tenha anos de experiência, conduzir qualquer etapa do processo seletivo na base do improviso é uma escolha que pode ser fatal para uma boa contratação.

– Falta de postura profissional

Pode parecer óbvio, mas alguns recrutadores acabam se esquecendo de que a postura profissional é necessária dos dois lados em um processo seletivo.

O profissional do RH é o espelho da empresa no momento da entrevista e, portanto, sua ética, boa comunicação, educação e simpatia acabarão sendo o reflexo do que está por vir no ambiente de trabalho do candidato.

Independentemente de o candidato estar aderente ou não a vaga, o respeito deve estar acima de tudo.

– Não realizar testes práticos

Testes, simulações e outros formulários podem ajudar a garantir um processo seletivo mais dinâmico e completo.

É possível levantar com o gestor direto da área contratante um exemplo de case com problema real para ser solucionado. A depender da vaga, também vale investir na aplicação de testes práticos em programas e softwares que farão parte da rotina do profissional após a contratação.

– Não dar retorno

Um processo seletivo não é composto somente pelo candidato selecionado. É fundamental tratar com respeito e empatia os profissionais que se candidataram para a vaga e, sobretudo, aqueles que se deslocaram para participar de uma ou mais etapas do seu processo.

Se você informou um prazo dentro do qual dará o feedback, cumpra-o. Caso algum imprevisto o impeça de cumpri-lo, ainda assim, é melhor dar um retorno “atrasado” do que simplesmente sumir.

Seja por e-mail, telefone ou mensagem no celular, a única coisa que está fora de cogitação é deixar o profissional sem resposta.

 

Avance Authent

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