BLOG

30/03/2021 - Recrutadores

A importância de um processo seletivo inclusivo

Nós, brasileiros, ainda vivemos em uma sociedade profundamente desigual onde os preconceitos são manifestados em situações do nosso dia a dia e no ambiente de trabalho. Por isso, é tão importante praticar a inclusão social dentro das empresas por meio de ações que tenham como objetivo investir na pluralidade de talentos. E uma das melhores maneiras para demonstrar a importância da inclusão social é justamente fazer um processo de recrutamento e seleção inclusivo que possibilite a contratação de diferentes pessoas.

Grandes empresas já vivem uma realidade mais inclusiva porque por lei são obrigadas a preencher uma parcela das vagas com pessoas com deficiência. Mas é preciso enxergar o valor que a diversidade traz ao ambiente corporativo: uma equipe diversificada melhora o employer branding e a produtividade da empresa, fazendo com que ela conte com diferentes vivências e perspectivas, o que é um diferencial em um mercado tão competitivo.

Quanto mais diverso o ambiente corporativo, maior a capacidade de ler e entender a sociedade, antecipando demandas, identificando oportunidades e melhorando a comunicação com diferentes públicos. Os funcionários também se sentem mais confortáveis e representados, aumentando, assim, o engajamento e a sensação de pertencimento da equipe.

A inclusão social melhora a produtividade das equipes

 

INCLUSÃO SOCIAL: UMA QUESTÃO AMPLA

Podemos definir inclusão social como a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços para todos. Quando pensamos no termo, é normal associarmos às pessoas negras ou aos grupos LGBTQI+. No entanto, o conceito de diversidade é maior, pois não estamos falando somente de raça e orientação sexual, mas também de deficiência (PCD), diferenças de classe social e educação, faixa etária, gênero, culturas, entre outros.

Ações que promovem a diversidade podem focar, por exemplo, que mulheres ocupem uma porcentagem dos cargos de liderança, que talentos de culturas distintas sejam selecionados para trazer um novo olhar para a empresa sobre processos e produtos, que profissionais de diferentes gerações trabalhem juntos e que programas de desenvolvimento personalizados sejam criados levando em conta que nem todos os colaboradores tiveram a mesma condição social para estudar.

Um processo seletivo inclusivo é, com certeza, um bom começo para empresas que estão preocupadas em aumentar a diversidade de suas equipes. Por isso, a Avance-Authent separou algumas dicas neste sentido: 

  • Fique atento à descrição das vagas que estão abertas

A forma como a empresa anuncia a vaga diz muito sobre sua política organizacional e sua cultura. É preciso repensar alguns termos utilizados nas descrições para tornar a abordagem mais inclusiva. Uma possibilidade é trabalhar o texto de um modo neutro, como: “Pessoa desenvolvedora de sites”. Outra possibilidade é colocar no anúncio que a empresa tem como compromisso um ambiente diverso e inclusivo e criar comitês de diversidade para ajudar neste sentido.

  • Reserve um percentual para a inclusão social

Nos momentos iniciais da seleção dos candidatos é interessante reservar um percentual mínimo para a inclusão social contribuindo assim para o avanço da cultura inclusiva na empresa.

  • Pergunte-se se a exigência de inglês fluente é realmente necessária

Segundo o British Council, apenas 5% da população brasileira domina a língua inglesa. Em um processo de recrutamento e seleção, ao exigir o idioma em nível avançado, 95% candidatos seriam excluídos.  Avalie, então, a real necessidade deste pré-requisito e, se possível, ofereça um curso de inglês como benefício ao longo da carreira do contratado.

  • Inclua candidatos de outras localidades

Para vagas de trabalho remoto é possível abrir processos seletivos em outros estados, o que possibilita que talentos que moram fora dos grandes centros sejam contratados. 

  • Durante a entrevista, priorize as capacidades profissionais do candidato

Muito cuidado na hora de entrevistar os candidatos. Infelizmente ainda vemos recrutadores questionando mulheres se elas pretendem ter filhos ou deficientes e candidatos com condições sociais desprivilegiadas sendo tratados como vítimas. Avalie o que é realmente necessário perguntar, focando nas capacidades do profissional, em suas experiências anteriores e em outros critérios relevantes na hora da contratação.

Para nós, da Avance-Authent, é importante que as empresas entendam que promovendo processos seletivos inclusivos também contribuem para diminuir a desigualdade social do nosso país.

Post relacionados

29/09/2022 - Serviços

Nos tempos atuais estamos vivenciando a importância e os benefícios do trabalho remoto. Esse novo formato tem refletido diretamente em diversos fatores, como por exemplo na produtividade e satisfação do colaborador de forma positiva, consequentemente, gerando para o empregador baixos índices de insatisfação por parte dos funcionários, diminuição no turnover , redução dos encargos sociais, retenção de talentos, contratação de mão de obra especialista de outras localidades entre outros diversos benefícios.  

25/07/2022 - Serviços

Criada em 2003, o LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional e nasceu com o objetivo de gerar conexões e relacionamentos entre as pessoas que estão no mercado de trabalho. A ideia que move a plataforma é conectar profissionais e empresas que tenham interesses em comum.

18/07/2022 - Serviços

Conciliar períodos de trabalho com momentos de descanso, ou ainda vida profissional com pessoal, é um desafio para os trabalhadores modernos. Afinal, o avanço da tecnologia deixou muito tênue a linha entre uma coisa e outra, propiciando o aumento de doenças, como a Síndrome de Burnout.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500